top of page

Vollúpya

Éri Sarmet, Jocimar Dias Jr.

mostra

duração

classificação

origem

Sinopse: 

Num futuro pós-apocalíptico, um explorador intergaláctico aterrissa em um museu abandonado em busca de vestígios de seu passado e acaba sendo teletransportado para a pista de dança de uma boate “GLS” nos anos 1990.

Éri Sarmet, Jocimar Dias Jr.

Éri Sarmet, Jocimar Dias Jr.

Éri Sarmet (ele/elu) - Roteirista e diretor trans não-binário, vivendo em São Paulo. Seu curta-metragem mais recente, UMA PACIÊNCIA SELVAGEM ME TROUXE ATÉ AQUI (2021) foi selecionado em mais de 70 festivais internacionais e conquistou 19 prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance, sendo recomendado para o Prêmio Iris 2022 e indicado ao prêmio de Melhor Curta no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O filme também foi adquirido pelas plataformas MUBI e Criterion Channel. Seu curta anterior, LATIFÚNDIO (2017), ganhou 2 prêmios e participou de mais de 30 festivais internacionais. Sarmet trabalha como roteirista freelancer para longas-metragens, documentários e séries de TV. Em 2021, foi indicado ao Prêmio Abraço - Excelência em Roteiro no 6º Prêmio ABRA de Roteiro da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Fundador da Excesso Filmes, Sarmet também escreveu e produziu o curta SE EU TÔ AQUI É POR MISTÉRIO, de Clari Ribeiro, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Roterdã em 2024. Atualmente, além do lançamento de seu terceiro curta, VOLLÚPYA (2024, em codireção com Jocimar Dias Jr.), Sarmet está desenvolvendo seu primeiro longa-metragem como roteirista-diretor.

Jocimar Dias Jr. (ele/dele) é um cineasta e pesquisador queer brasileiro que vive no Rio de Janeiro. Ele trabalha nas áreas de direção, assistência de direção e pesquisa para produções audiovisuais. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF). Escreveu e dirigiu ENSAIO SOBRE MINHA MÃE (2014), curta-metragem docudrama musical exibido em 24 festivais, angariando premiações em 6 deles: 26º Kinoforum (SP), 7º Kino-Olho (SP), 9º CineMúsica (RJ), 5º Festival Universitário de Alagoas (AL), II MOV (PE) e 13º MIFEC (Porto, Portugal). Seu novo curta-metragem documentário/ficção científica, "Vollúpya" (2024) é coescrito e codirigido com Éri Sarmet. Dias Jr. também faz parte do coletivo Ritornelo Audiovisual e é um dos editores da Revista Moventes.

Trailer:

 

Conheça os outros filmes do festival: 

bottom of page