Chegamos à quarta edição deste espaço de mercado e formação com recorte único no país, movido pela vontade de proporcionar um ambiente criativo e seguro para potencializar e visibilizar pessoas realizadoras LGBT+ e seus projetos audiovisuais.
Participe do transforME Mercado Cinema LGBT+ durante a VI Transforma Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina! Atividades 100% online e gratuitas!
PROGRAMAÇÃO
Segunda 9/12
10h30 às 12h
Abertura e Mesa Paradiso Multiplica + Show me the Fund
O transforME mercado cinema LGBT+ e o Projeto Paradiso convidam para a mesa Paradiso Multiplica + Show me the Fund a realizar-se na abertura da quarta edição do transforME mercado cinema LGBT+ dia 09/12 às 10h30, no formato online.
Com mediação de Safo Nunes, Analista de Comunicação e Gestão de Talentos do Projeto Paradiso, a realizadora Chica Andrade fará uma exposição sobre sua participação no William Greaves Research and Development Fund, conquistado em 2023/2024 com o longa House Of Hilton. Na oportunidade, também vamos falar sobre oportunidades voltadas a pessoas realizadoras LGBT+ e seus projetos audiovisuais
Chica Andrade:
Diretora, roteirista e consultora de projetos audiovisuais. Até 2023, atuou na diretoria da Associação de Profissionais Trans no Audiovisual e foi a representante brasileira convidada para o American Film Showcase, organizado pela School of Cinematic Arts da University of Southern California em Los Angeles. Em sua carreira, co-dirigiu a série docu-reality "Segura Essa Pose" no Globo Play e dirigiu a série de entrevistas "Retrato Íntimo" para televisão. É autora, diretora e roteirista do longa-metragem "House Of Hilton", atualmente em desenvolvimento e premiado pelo fundo de pesquisa da Firelight Media. Seu primeiro curta-metragem, "Estamos Todos Aqui", recebeu 42 prêmios, incluindo Melhor Filme no Festival Queer Lisboa, e abriu a Noite do Cinema Brasileiro em Cannes.
Safo Nunes:
Graduada em Cinema e Audiovisual pela FACHA, Safo Nunes iniciou sua trajetória como estagiária na produtora carioca Levante Filmes e colaborou no RioMarket 2019. Com formação adicional em Gestão Cultural pelo Sesc São Paulo e interesse em desenvolvimento de projetos, atua como Analista de Comunicação e Gestão de Talentos no Projeto Paradiso.
Inscrições para certificado de participação 🚩
13h às 19h
Rodada de Projetos e Obras LGBT+
A Rodada de Projetos e Obras transforME do mercado cinema LGBT+ 2024 está de volta! Este ano com novidades:
Das 20 vagas disponíveis, 5 serão preenchidas por projetos de realizadoras e realizadores LGBT+ indicados pela equipe do Lab AquilombaSul: Laboratório de formatação de projetos audiovisuais negros, numa parceria entre nossos eventos.
Este ano também estaremos recebendo inscrições de obras finalizadas ou em finalização, para além dos projetos não filmados.
PLAYERS:
A Descoloniza Filmes é uma distribuidora fundada por Ibirá Machado em 2017 com um propósito curatorial explícito em seu próprio nome. Lançou comercialmente seu primeiro filme em 2018 e desde então levou aos cinemas mais de 30 longas-metragens. A Descoloniza tem o compromisso de ser muito mais do que uma distribuidora, mas um ponto de encontro para discussões, com temáticas que contribuam com a reconstrução de uma nova sociedade, uma nova forma de pensar.
A Cardume (https://cardume.tv.br/) é uma plataforma de streaming de curtas-metragens brasileiros que une cinema e tecnologia para atuar na difusão, formação de público e fomento ao cinema independente nacional. A plataforma reúne um catálogo 100% brasileiro com cerca de 200 curtas licenciados e premiados nos mais importantes festivais de cinema do mundo. Além do catálogo de filmes, a Cardume também oferta cursos online de formação em cinema, descontos em serviços de audiovisual, editais para desenvolvimento de roteiro e para produção de novos curtas-metragens e recentemente abriu uma sala de cinema gratuita para exibição de curtas brasileiro.
A Fistaile promove o encontro das audiências com os projetos audiovisuais, através da distribuição, desenho de audiência, curadoria e formação. Investimos em parcerias com equipes e formas de atuação não excludentes, priorizando trabalhar projetos desde o desenvolvimento e estratégias de circulação criativas e inovadoras. Na Fistaile nenhum projeto é igual ao outro, mas algo sempre fica de referência para o próximo!
Retrato Filmes é uma distribuidora audiovisual fundada por Daniel Pech e Felipe Lopes, focada em longas brasileiros independentes. Lançou nos cinemas "A Alma Quer Voar", "O Auge do Humano 3" e "Prisão nos Andes". Seus próximos filmes são "Salão de baile – this is ballroom", exibido no CPH:DOX e no Festival do Rio; e "Alma do Deserto", vencedor do Queer Lion no Festival de Veneza.
O Canal Brasil é o canal que mais coproduz cinema no país, com mais de 400 longas-metragens coproduzidos. No ar há 26 anos, reúne uma programação diversa com programas, séries, ficções, documentários e shows que apresentam retratos da cultura brasileira. O acervo do canal conta com obras dos mais importantes cineastas brasileiros e de várias fases do nosso cinema, com uma grade que conta a história da sétima arte do país. O que pauta o canal é a diversidade, com uma programação plural, composta por muitos discursos e sotaques. A palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.
A Olhar Filmes nasceu do desejo de celebrar a diversidade de experiências e perspectivas. Cada filme traz um universo único, e nosso papel é respeitar sua essência e ampliar seu alcance. Buscamos romper limites entre realidade e ficção, conectando histórias a novos olhares e inspirando reflexões que promovam empatia e diálogo.
A Tarrafa é uma produtora pernambucana independente, formada por mulheres negras, que atua desde 2014 fortalecendo o mercado audiovisual brasileiro. Especialista em produção executiva e distribuição de impacto, conecta filmes a públicos diversos, promovendo diálogos sociais importantes. Além disso, oferece serviços de tradução, legendagem e formação, acompanhando obras do projeto à difusão.
A Vitrine Filmes é uma distribuidora independente que se dedica à distribuição de narrativas autorais e investe no crescimento e na valorização do cinema brasileiro e latino-americano. Desde 2021 a Vitrine segue inovando ao expandir suas áreas de atuação, desenvolvendo e produzindo conteúdos, ao mesmo tempo em que oferece capacitação aos profissionais do audiovisual, através do Vitrine Lab.
Desde 2010, a Produtora Viralata combina entretenimento e impacto cultural com histórias que celebram a diversidade. Entre seus destaques estão “Avenida Beira-mar” (Telecine), “Madalena” (Rotterdam), e “Sobre Essa Pele” (Warner Bros Discovery). Com projetos como “Reconhecidos” e “Diário do Fogo” a caminho, segue inovando e inspirando o mercado audiovisual.
A Ocean Films foi criada em 2000 no Brasil e se estabeleceu como uma das principais e mais experientes produtoras audiovisuais da América do Sul. Com escritórios estrategicamente localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, a empresa desenvolve e produz uma ampla variedade de conteúdos. Entre eles estão filmes publicitários, videoclipes, documentários, reality shows, programas e séries para televisão e plataformas de streaming, além de longas-metragens para o cinema.
Filmes de Apartamento surge no ano de 2012 em Camaguey, Cuba, com o intuito de desenvolver projetos audiovisuais fora de Havana, o centro da produção audiovisual em Cuba. Atualmente sediada em Florianópolis, Santa Catarina desde 2019, visa fomentar a diversidade através da produção criativa de conteúdo audiovisual, atuando tanto no desenvolvimento e produção de conteúdo para cinema e TV em seus diversos formatos e telas, assim como o trabalho com novas mídias e vídeos institucionais.
O PAR atua em diversas frentes, desde a avaliação e desenvolvimento de projetos até a execução de longas e séries nacionais e internacionais. A dupla Viviane Mendonça e Camilo Cavalcanti assina a produção executiva do longa-metragem “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, filme ganhador da Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2019. O PAR também assina, entre outros, a produção executiva do longa-metragem “Vovó Ninja”, de Bruno Barreto, uma co-produção LC Barreto e Galeria, das séries “As Seguidoras”, de Mariana Youssef e Mariana Bastos, para a Paramount+, e “Em busca de Anselmo", de Carlos Alberto Jr, para HBO Max. Assina a coprodução do longa “Transamazonia”, da diretora sul-africana Pia Marais, entre outros.
💫 Todos os projetos inscritos e selecionados nas atividades do transforME mercado cinema LGBT+ 2024 (Rodada de Projetos e Obras e na Clínica de Projetos de Curta-Metragens) estarão elegíveis para a premiação do evento, que consiste em 3h (três horas) de mentoria de roteiro com o roteirista Michel Carvalho. O projeto premiado pela curadoria do transforME será anunciado dia 11/12/2024 pelas redes sociais e email da pessoa responsável pela inscrição.
🌈 Formulário de Inscrição, aberto até 23:59 de 03/12/2024 https://bit.ly/RodadaProjetosObras2024_Formulario_transforME
Venha fazer parte da IV transforME!
Terça 10/12
10h às 18h
3ª Clínica de Projetos de Curta-Metragem
A 3ª Clínica de Projetos de Curta-Metragem transforME mercado cinema LGBT+ 2024 tem como objetivo proporcionar às pessoas produtoras e diretoras LGBT+ a oportunidade de aprimorar seus projetos de curta-metragem com mentoria especializada de profissionais atuantes no mercado audiovisual.
As pessoas selecionadas representantes dos projetos passarão por uma mentoria de 6h ao total, sendo 2h no eixo produção com Ana Paula Mendes, 2h no eixo direção com Juliana Rojas e 2h no eixo difusão com Júnia Matsuura.
São projetos que propõem diversidade de vozes, histórias e perspectivas dentro da comunidade LGBT+, e estamos muito felizes em acompanhá-los nessa jornada criativa e de produção. Agradecemos a todas as representações dos 24 projetos inscritos e as nossas apoiadoras APAN e APTA
PROJETOS SELECIONADOS:
🔸 Projeto 1:
“Esta Noite Me Banharei No Teu Sangue” (associada APTA)
(Tonight I Will Drench Myself In Your Blood)
Produção de ANA KINUKAWA
Roteiro e Direção de JILL GILLESPIE
🔸 Projeto 2:
“Chico Sucos” (ampla concorrência)
(Chico Juices)
Produção de SAMYA ENES
Roteiro e Direção de GABRIELLE SIQUEIRA
🔸 Projeto 3:
“Não Me Contenha” (associada APAN)
(Don't Restrain Me)
Produção de VANESSA VIEIRA
Roteiro e Direção de ANDREI BUENO CARVALHO
💫 Todos os projetos inscritos e selecionados nas atividades do transforME mercado cinema LGBT+ 2024 (Rodada de Projetos e Obras e na Clínica de Projetos de Curta-Metragens) estarão elegíveis para a premiação do evento, que consiste em 3h (três horas) de mentoria de roteiro com o roteirista Michel Carvalho. O projeto premiado pela curadoria do transforME será anunciado dia 11/12/2024 pelas redes sociais e email da pessoa responsável pela inscrição.
MENTORAS:
JULIANA ROJAS, eixo direção
Juliana Rojas é roteirista e diretora de curtas, longas e séries. Dentre seus trabalhos solo, destacam-se os premiados curtas O DUPLO e A PASSAGEM DO COMETA e o longa SINFONIA DA NECRÓPOLE. Com Marco Dutra, realizou os curtas O LENÇOL BRANCO e UM RAMO, dentre outros, e os longas TRABALHAR CANSA e AS BOAS MANEIRAS. Participou como roteirista das séries SUPERMAX (Globo), 3% (Netflix) e BOCA A BOCA (Netflix), e dirigiu episódios de BOCA A BOCA (Netflix), TERRORES URBANOS (Playplus) e TARÃ (Disney Plus - Finalização). Seu trabalho mais recente é o longa CIDADE; CAMPO - Melhor Direção - Berlinale Encounters 2024 e Prêmio da Crítica - Gramado 2024.
JÚNIA MATSUURA, eixo difusão e audiências
Júnia Matsuura é uma mulher cisgênera e pansexual, produtora, distribuidora e consultora, baseada na Alemanha desde 2013. Formou-se em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (BA) e em Estudos de Cinema pela Universidade Livre de Berlim (MA). Adquiriu experiência em produção e distribuição no World Cinema Fund (Berlinale) e em empresas alemãs de destaque como One Two Films, Niko Films, The Match Factory e Pluto Film. Desde 2022, é membro da rede EAVE - European Audiovisual Entrepreneurs. Desde 2023, faz parte do grupo de mentoras do Impact Production Hub, liderado por Ana Belén Asfura, oferecendo mentoria especializada para projetos de longa-metragem. Atualmente, trabalha na iniciativa de distribuição alternativa WE ARE HERE, com Lediona Kasapi, focando na exibição de filmes com dificuldade de circulação em salas de cinema. Em 2024, iniciou seu MBA no Erich Pommer Institut em European Film Business and Law, em parceria com a Filmuni Babelsberg KONRAD WOLF e a Universidade de Potsdam.
ANA PAULA MENDES, eixo produção
Ana Paula Mendes é uma mulher cisgênera, militante do movimento bissexual brasileiro e produtora audiovisual. Formou-se em Cinema e Vídeo pela UNISUL (SC) e cursou extensão em Direito do Entretenimento pela UERJ. Sócia da produtora Novelo Filmes, teve passagens pela Ocean Films e TV Globo. Produtora executiva dos filmes "Baile" (Melhor Curta no 60º FICCI - Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias 2020; Qualificado ao Oscar 2021), "Selma Depois da Chuva" (Indicado para representar o Brasil no Iris Prize LGBT+ Film Festival 2020), "Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim" (contemplado no Edital Catarinense de Cinema 2015 com estreia no 30º Cinelatino - Rencontres de Toulouse (França), vencedor do Prix CCAS du Court-métrage - Prix des Électriciens Glaziers; "O Tempo Que Leva" (Hors Concours no Festival do Rio 2013), entre outros. Em 2019 foi selecionada para participar do Workshop Fémis de Produção Criativa, com Juliette Grandmont, realizado pelo Projeto Paradiso em parceria com o Festival do Rio e SICAV, com apoio da Casa Firjan e Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Em 2021 foi parte do Júri de Longas Metragens Brasileiros do 49° Festival de Cinema de Gramado.
19h às 21h
Reencontro de Projetos 🚩
Vamos reunir os projetos participantes das Clínicas realizadas em 2022 e 2023 para uma roda de conversa e atualização sobre o status dos filmes! Com participação de Ana Paula Mendes (Novelo Filmes), Paula Gomes (Olhar Filmes), Maria Augusta V. Nunes (Novelo Filmes) e Thomas Dadam (Festival Transforma).
TALENTOS LGBT+ DO AUDIOVISUAL NEGRO
A IV transforME e o LabAquilombasul, laboratório de projetos audiovisuais de realizadores negros, com o objetivo de promover e destacar projetos e talentos negros LGBT+ de Santa Catarina, se uniram para realizar um parceria inédita, que resultou na seleção de quatro projetos de pessoas realizadoras LGBT+ que estiveram na segunda edição do laboratório, ocorrida durante o FAM 2024, para estarem na 2a. Rodada de Projetos e Obras do transforME! Assim, os projetos mentorados por Emerson Dindo, produtor e cofundador da produtora independente Portátil e da DiALAB, serão apresentados para os players da Rodada de Projetos e Obras 2024!Os projetos e pessoas realizadoras são:
“VESTÍGIOS DE AZUIS” > PROJETO DE CURTA-METRAGEM
Roteiro e Direção de Matheus Trindade
Matheus Trindade é artista visual e fotógrafo, graduando em Artes Visuais pela UDESC, formado em Fotografia pela Áurea Fotográfica e Ilustração Digital pelo SENAI. Suas obras investigam memórias compartilhadas de corpos negros e LGBTQIA+, entre afeto, luta e ancestralidade. Expôs em espaços como MASC e Memorial da América Latina. Dirigiu os documentários Histórias do Presente e A Terra e sua Memória – Vozes do Quilombo Vidal Martins, além da série fotográfica Ensaio de Fim do Mundo, que reflete sobre afrofuturismo e resistência.
Produção de Juci W
Juci W, 30 anos, é diretora de arte e realizadora audiovisual, nascida em Indaial (SC) e atualmente residente em Florianópolis. Formada em Artes Cênicas pela UFSC, com especialização em Gestão Cultural pelo SENAC/SP, é mestranda em Artes Cênicas pela UDESC, onde explora a intersecção entre arte e inteligência artificial. Com ampla experiência no fazer cinematográfico, no departamento de arte atua em funções como direção de arte, figurino e produção de objetos para curtas e longas-metragens de ficção e documentário, séries, também videoclipes e publicidades. Seus trabalhos já foram exibidos em festivais renomados, como o Festival de Gramado, o Festival Internacional de Cinema de Gibara, Festival Guarnicê, dentre outros.
“ORÍ” > PROJETO DE LONGA-METRAGEM
Roteiro e Direção de Naju Pereira
Filha de pais nordestinos, nascida no interior de São Paulo em 2001. Jornalista protegida pela escrevivência de Conceição Evaristo, amor de bell hooks e quilombo de Beatriz Nascimento. Diretora e roteirista de Orí. Idealizadora da Revista Pomba Gira. Feita de Brasil.
“REVOLUAÇÃO” > PROJETO DE CURTA-METRAGEM
Roteiro e Direção de Jana de Liz
Janaina de Liz Gomes, natural de Lages (SC), é graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, tendo pesquisado o impacto das trilhas sonoras no cinema em seu TCC. Atuou como Executiva de Contas na RBS TV (2004-2013) e foi mestranda em Bioética pela Fundação Universitária Ibero-Americana, onde explorou gênero, classe e raça. Ex-militante do movimento negro, contribuiu por 15 anos para a representatividade da população negra em Lages, sendo palestrante em eventos e formações. Idealizadora do projeto PREXTS, presidiu a Rede Desenvolvimento Comunitário Casa de Gente (2017-2022). No cinema, dirigiu O Tropeiro e o Demônio Branco, premiado pelo Catarinense de Cinema 2021, e atua em diversos projetos desde 2021. Atualmente desenvolve os roteiros RevoluAção e Era Assim Antigamente para 2024.
Produção de Diony
Dionathan Sousa é catarinense de Lages, é jornalista formado pela Uniplac e especialista em Marketing Digital pelo SENAC. Fotógrafo e cinegrafista há mais de 10 anos, é idealizador do projeto PREXTS e ativista LGBTQIAP+. Produziu a websérie Qual é o Teu Bapho (Lei Aldir Blanc, 2021) e participou de curtas premiados. Atua como consultor de Marketing Digital, com clientes como UFRN, ICe e Associação Psicodélica do Brasil.
“O SUPLÍCIO DE ADAGA” > PROJETO DE CURTA-METRAGEM
Direção de Jéssica Martins
Jéssica T. Martins, conhecida como Jes, é uma diretora e artista audiovisual natural do interior de São Paulo, que vive em Florianópolis há sete anos. Formada em Animação pelo Centro Audiovisual de São Bernardo do Campo e em Letras pela UFSC, Jes atua na área de marketing, combinando habilidades técnicas e criativas em sua carreira no audiovisual. Dirigiu de forma independente duas animações para seus dois TCC's. Também participou de projetos de ficção e atua como ilustradora e artista experimental. Suas obras exploram temas de subjetividade, melancolia, racialidade e decolonialidade, inspiradas por cineastas como Spike Lee, Issa Rae, Victoria Vincent e Hayao Miyazaki. Jes tem um estilo que traz complexidade emocional e visual às suas criações, explorando a diversidade de experiências e perspectivas em suas narrativas visuais.
LabAquilombaSul
Laboratório de Formatação de projetos audiovisuais negros surge como proposta de capacitar profissionais negras(os) no mercado audiovisual de Santa Catarina, priorizando residentes da mesorregião da Grande Florianópolis para a elaboração e o desenvolvimento de projetos de sua autoria para editais públicos e privados, oferecendo acesso a conteúdos que perpassam os eixos de desenvolvimento, produção, políticas públicas e distribuição.
PREMIAÇÃO
Todos os projetos inscritos e selecionados nas atividades do transforME mercado cinema LGBT+ 2024 (Rodada de Projetos e Obras e na Clínica de Projetos de Curta-Metragens) estarão elegíveis para a premiação do evento, que consiste em 3h (três horas) de mentoria de roteiro com o roteirista Michel Carvalho. O projeto premiado pela curadoria do transforME será anunciado dia 11/12/2024 pelas redes sociais e email da pessoa responsável pela inscrição.
Participe da quarta edição do transforME mercado cinema LGBT+!
MICHEL CARVALHO, roteirista
Indicado a Roteirista do Ano no 5° Prêmio ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas). Atuou como roteirista em mais de 20 obras; onde se destacam a novela Fuzuê (Rede Globo), as séries de ficção Temporada de Verão (Netflix), Matches (Warner Channel/Max) e Bola pra Frente (TV Brasil), os longas-metragens documentais Torre das Donzelas, Mussum – um filme do cacildis e Prazer em Conhecer. Trabalhou também como consultor pedagógico no Grow Creative Netflix (programa de aceleração de carreiras de roteiristas negros), como júri do concurso de roteiros no FRAPA e professor na Pós-Graduação em Roteiro Audiovisual da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Escreveu o longa ficcional A Mais Forte (em captação), selecionado para o Laboratório Cine Qua Non (México), para a Residência Base Filmes e para o Diáspora Conecta; e também série documental queer ainda mantida sob sigilo para a Globoplay. Foi um dos alunos do Cria Globo, programa de formação de autores titulares de telenovela. Atualmente finaliza sua primeira direção, o documentário híbrido Boy, projeto vencedor do fundo internacional William Greaves e contemplado no edital Histórias que Ficam, e é roteirista contratado pela Rede Globo, onde escreve telefilme de ficção e é colaborador em uma das próximas novelas da emissora. Doutor em Antropologia pela UFRJ, pesquisa questões relacionadas a gênero, raça e sexualidade no cinema. Estudou roteiro com Patrick Vanetti, diretor do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual e com John York (BBC Drama/London).
SOBRE
transforME Mercado Cinema LGBT+ é um evento de recorte único no país que busca reunir estudantes e profissionais do setor audiovisual brasileiro com o objetivo de capacitar e potencializar pessoas realizadoras e projetos audiovisuais e cinematográficos no recorte das vivências LGBT+
No Brasil temos grandes referências de eventos voltados à capacitação de projetos e profissionais do audiovisual, mas nenhum dedicado a essas pessoas realizadoras e suas obras. Por isso comemoramos os primeiros passos deste espaço que tem como objetivo abraçar e promover a potência dessas pessoas e suas produções audiovisuais.
Equipe:
Idealização e Produção - Ana Paula Mendes Produção da Rodada de Projetos e Obras - Paula Gomes (Olhar Filmes)
Produção PAULA GOMES
Produção Assistente GABS NUNES
Coordenação de Curadoria MARIA AUGUSTA V. NUNES
Produção:
NOVELO FILMES e OLHAR FILMS
Apoio:
BAPHO CULTURAL
LAB AQUILOMBASUL
PARADISO MULTIPLICA
APAN
APTA
Canal Youtube https://youtube.com/@transformelgbt
Instagram @transformelgbt
Contato: transformelgbt@gmail.com
Opmerkingen