top of page

Inscrições abertas para as oficinas da 6ª Transforma

Atualizado: 13 de nov.



É chegado o momento de você se inscrever e garantir sua vaga nas oficinas formativas da 6ª Transforma!  Para isso, preparamos um formulário de inscrição unificado, rápido e prático. As inscrições estarão abertas até dia 28/11. Toda programação do festival é GRATUITA e você poderá se inscrever e participar de até três oficinas.  


A seleção des participantes se dará por avaliação da inscrição, e será comunicada no email informado neste processo seletivo. Vale destacar que para receber o certificado de participação nas oficinas é necessário ter participado integralmente do encontro.



Local de realização das oficinas: todas as oficinas serão realizadas de maneira presencial, no Bloco Vermelho do CEART/UDESC. As salas que serão utilizadas para as oficinas são SALA 5 (CENOGRAFIA) e DANÇA 1.


08/12 domingo (14h - 18h): 

CLT ou Empreendedorismo? Dicas práticas para a comunidade LGBTQIAPN+

com Maite Schneider (SP);


Maite Schneider é a 1ª profissional trans a ser Linkedin Top Voice, também ocupa a posição 170 na plataforma entre 75 milhões de usuários no Brasil. Tem MBA em Neurociência e Comunicação em Ambientes Corporativos. MBA em Governança Corporativa. Já desenvolveu trabalhos para mais de 2.700 empresas. É professora e tem dois livros sobre o assunto Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento. Cofundadora da Transempregos e da Integra Diversidade.





09/12 segunda-feira  (14h - 18h): 

Construção da personagem Drag e suas potências

com Alexia Twister (SP) - com interpretação em Libras;


Atuando no teatro, como ator e drag queen, no monólogo “Lola, A Pioneira”, direção de Mário Goes, “A Casa de Bernarda Alba”, com direção de Fernando Pivotto, ”Inhaí – Coisa de Viado”, direção de Cezar Zabel, “Café Com Trauma”, direção coletiva, “Lyson Gaster, No Borogodó”, direção de Carlos ABC, “Moscas Mortas Num Copo de Conhaque”, direção Ricardo Leitte. “Festa de aniversário para o amigo que foi para Dublin” (experimento teatral online). “O Doente Imaginário”, direção André Kirmayr, “Revista Babadeira”, direção de Neyde Veneziano, “Alice No Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas”, Direção Tati Redher, “O Diletante, de Martins Pena”, direção de Ednaldo Freire, Daqui Ninguém Me Tira, direção Neyde Veneziano e Rei Lear, direção Ines Bushatsky. Produziu e atuo nos projetos: A ocupação de Drags no Teatro Alfredo Mesquita em São Paulo, em 2021 e 2022. Dirigiu e atuou no Espetáculo “Kambalacho” e produz e apresenta o “Drag Nights – O Concurso Drag, no Clube Barbixas de Comédia, Drags de Quarta, na Casa Fluída.



10/12 terça-feira (14h - 18h): 

Distribuição, exibição e cineclubismo

com Ibirá Machado (SP);



Ibirá Machado é distribuidor de cinema independente na Descoloniza Filmes. Formou-se em geografia pela USP, mas atua no cinema desde 2009. Foi cineclubista, curador e trabalhou na Vitrine Filmes até 2014, lançando mais de 30 filmes. Em 2017 fundou sua própria empresa de distribuição, a Descoloniza Filmes, priorizando obras dirigidas por mulheres, pessoas pretas, indígenas, LGBTQIAPN+ e com temáticas de relevância decolonial, com a qual já levou aos cinemas mais de 25 filmes.



11/12 quarta-feira (14h -18h): 

Direção Cinematográfica

com Juliana Rojas (SP)  - com interpretação em Libras; 


Juliana Rojas é roteirista e diretora de curtas, longas e séries. Dentre seus trabalhos solo, destacam-se os premiados curtas O DUPLO e A PASSAGEM DO COMETA e o longa SINFONIA DA NECRÓPOLE. Com Marco Dutra, realizou os curtas O LENÇOL BRANCO e UM RAMO, dentre outros, e os longas TRABALHAR CANSA e AS BOAS MANEIRAS. Participou como roteirista das séries SUPERMAX (Globo), 3% (Netflix) e BOCA A BOCA (Netflix), e dirigiu episódios de BOCA A BOCA (Netflix), TERRORES URBANOS (Playplus) e TARÃ (Disney Plus - Finalização). Seu trabalho mais recente é o longa CIDADE; CAMPO - Melhor Direção - Berlinale Encounters 2024 e Prêmio da Crítica - Gramado 2024.



12/12 quinta-feira (14h - 18h): 

Cinematografias Trans

com Noá Bonoba (CE);


Noá Bonoba é atriz, roteirista, realizadora, preparadora de elenco, encenadora, dramaturga, pesquisadora doutoranda no PPGCOM- UFC, onde pesquisa as cinematografias trans e as possibilidades de reestruturação do audiovisual brasileiro através dos eixos: formação, realização, redistribuição de acessos e políticas afirmativas. Atualmente é Diretora de Descentralização e Pesquisa da Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA). É também mestra em Artes pelo PPGARTES-UFC e Licenciada em Teatro pelo IFCE.




13/12 sexta-feira (14h - 18h): 

Roteiro Cinematográfico

com Hela Santana (SP);


Nascida em Jequié, interior da Bahia, Hela Santana escreveu para a série de animação "Os pequenos Crononautas", em fase de produção pela Bactéria Filmes e é um das roteirista das séries Encantado’s e Histórias (im)Possíveis, ambas da TV Globo, onde também atuou como consultora de dramaturgia no remake da novela "Elas por Elas" e roteirizou animação para o quadro "Mulheres Fantásticas" do "Fantástico". Seu primeiro projeto de longa-metragem, "PAJUBÁ", documentário sobre pessoas trans das cinco regiões do país, está em fase de pós-produção e tem lançamento previsto para 2026.



13/12 sexta-feira (09h - 13h):

Interpretação para o cinema voltado ao público Trans

com Wallie Ruy (SP);


Wallie Ruy é formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto e com formação teat(r)al pela Universidade Antropófaga no Teatro Oficina Uzyna Uzona; É membro do "Teatro Oficina" e fundadora da "Coletiva Wonder", tendo seus últimos trabalhos "Mistérios Gozósos", "Bacantes", "Roda Viva" dirigido por Zé Celso, "Wonder!! Vem Pra Barra Pesada" Indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2023 e "Priscilla - A Rainha do Deserto" com 10 indicações ao Prêmio Bibi Ferreira 2024; Seus últimos trabalhos na TV foram “Aruanas” (GloboPlay); “Me Chama de Bruna” (Disney+) e “Reality Z” (Netflix). No cinema protagoniza o filme “Marie” recebendo prêmios em importantes festivais nacionais pela sua atuação, com destaque para o Kikito no Festival de Cinema de Gramado em 2019; Tem sua estreia como diretora e roteirista pelo curta-metragem docuficcional "A dita Filha de Claudia Wonder". Também é dubladora, preparadora de elenco e atua como docente de interpretação para Teatro, Cinema e Publicidade pelo Senac/SP.



14/12 sábado (09h - 13h):

Produção cultural de/para o povo surdo

com Leo Castilho (SP)  - com interpretação em Libras;


Leonardo Castilho, 36ª, capricorniano, pai de 2 gatas manhosas, Quati e Brisa, surdo sinalizante, Libras, Português, IS (Internacional de sinais), LSF (Língua Francesa de Sinais, ASL (Língua Estado-Unidenses), desde aos 10 anos é ator e performer, poeta, educador, produtor cultural, apresentador, slammaster e curador, multiartista, já recebeu prêmio como melhor diretor com Cintia Alves pelo PROAC com o espetáculo “Feio”. “Residenciou” no MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) por 19 anos, desde aluno em 2004 e foi “metamorfoseando” até arte-educador, professor e produtor cultural na área Educativo do MAM-SP, é professor de Performance e Corposinalizante do Programa Igual Diferente. O projeto Corposinalizante recebeu alguns prêmios, como o 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro 2009 (IPHAN/MinC). MC do Slam do Corpo, Foi um dos idealizadores e responsável pela festa Vibração, Bloco Vibramão - Carnaval e produtor da Sencity Brasil uma das primeiras grande festa da comunidade surda brasileira, também é produtor de festa do Festival de Folclore Surdos e produtor/artista e professor residente do Festival Clin D'Oeil (França), e faz parte da empresa GDAF (EUA), e é conselheiro de Unesco Sost Transcriativas. Surdo Slammaster do Slam do Corpo, a primeira batalha de poesia entre sinalizada e falada, o Leo Castilho faz o impacto ser ativado, o impacto foi eu ser repórter em Libras para Multishow no Rock in Rio 2017, interpretou as músicas em libras em vários palcos de festivais como Rock in Rio e The Town.



15/12 domingo (14h - 18h): 

O Eu Artista nas redes sociais: Criar sobre o que você conhece

com Luiza Góes (SC).


Luiza Góes é manezinha de Florianópolis, tem 27 anos e é porta-bandeira, atriz e criadora de conteúdo. Se formou no curso de Licenciatura em Teatro pela UDESC em 2022. Iniciou na internet com 13 anos postando vídeos no YouTube e aos 24 anos viralizou nas plataformas com as chamadas “dublagens”. Trabalhou como apresentadora no TNT BUZZ e foi repórter da Globo em 2024 no chamado “Glô na Rua”. Hoje seu conteúdo gira em torno da cultura popular, mais especificamente o carnaval das escolas de samba, humor e autoconhecimento. Também é professora no projeto de mestre-sala e porta-bandeira mirim da sua agremiação GRES Consulado.



Vagas por oficina: até 25 participantes.


Vagas reservadas: 20% das vagas são reservadas para pessoas trans e 20% para pessoas negras. 

Nas oficinas com interpretação em Libras, 20% das vagas são reservadas para pessoas surdas.


Condições de participação: ter acima de 16 anos. O festival não oferecerá nenhuma ajuda de custo para a participação nas oficinas.


Agradecemos seu interesse em participar das nossas oficinas, nos encontramos na Transforma! 


Qualquer dúvida, nos escreva para transformafest@gmail.com !

Para se comunicar diretamente com a nossa equipe de acessibilidade: WhatsApp (48) 99603-2639.



Com carinho,

Equipe Transforma 

181 visualizações1 comentário

1 Comment


Tudooo! 😍

Like
bottom of page