Painel 2: "Produção Cinematográfica em Tempos de Censura"

Em tempos de censura, como a arte resiste? Para debater o tema, o painel recebe artistes que se expressam em diversas linguagens artísticas, com objetivo de discutir a censura em obras que abordam temáticas de gênero e sexualidade. A conversa gira em torno das estratégias de resistência da arte frente às tentativas de silenciamento. 

Data: 16 de dezembro de 2021

Horário: 15h 

Online: link do youtube

Arthur Gomes.png

Arthur Gomes

Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CEART, Mestrando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Curador, pesquisador, produtor, ator, performer e especialista em diversidade e inclusão, atua desde 2014 com a personagem Drag Suzaninha.

Marcus Azevedo

Marcus Azevedo.jpeg

Mestre em Artes Visuais e bacharel em audiovisual, pela UnB. Co-roteirizou e co-dirigiu o curta-metragem Afronte (2017) e o longa-metragem Rumo, em fase de finalização. Produtor da Mostra de Cinema Negro - Adélia Sampaio. Produtor do documentário Filhas de Lavadeiras (2019). Curador do Festival Universitário de Brasília (2019) e da Mostra Híbrida (2021). Atuou como professor na oficina “Construção de roteiros LGBT+: ferramentas de contra-narrativa” e a oficina “O corpo negro LGBT no cinema contemporâneo”, em 2020.

Daniel Olivetto

Daniel Olivetto.jpeg

Artista e produtor de teatro, pesquisador, professor de artes e designer gráfico. É Mestre em Teatro e Graduado em Artes Cênicas pelo CEART / UDESC e integra a Cia. Experimentus desde 1999. Publicou artigos sobre teatro e política cultural em revistas e jornais de SC e RJ, além de ter coorganizado duas publicações e ser autor de capítulos de dois livros. Trabalhou como diretor de diversas montagens catarinenses e atuou em outros espetáculos e curtas-metragens.

Lufe Steffen

LufeSteffen1.jpg

Cineasta, jornalista e pesquisador. Dirigiu o filme “São Paulo em

Hi-Fi” e a série “Cinema Diversidade”, e publicou livros, como “O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome”

Mediadora - Julianna Rosa de Souza 

JuliaNNa Rosa de Souza.jpeg

Artista, mulher negra, bissexual, periférica, nascida em Florianópolis e criadora do site Rede Quilombo. Doutora em Teatro, especificamente Teatro Negro e Dramaturgia de Autoria Negra, com tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT/UDESC). Integrante do Núcleo de Estudos Negros (NEN) de Santa Catarina, do NUDHA - Núcleo de Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas da UDESC e pesquisadora no Observatório de Mulheres Negras (OJU OBIRIN) na UESB. Pós-doutoranda em Estudos Culturais no  Laborátorio de Estudos Negros (LEN) do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC - UFRJ).