ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE FESTIVAIS E MOSTRAS DE CINEMA DE GÊNERO E LGBTQIAP+
O Encontro Nacional teve a sua primeira realização no ano de 2020 e contou com a presença de mais de 6 Festivais e Mostras de Cinema LGBT+ do Brasil. Tamanha importância da realização desse Encontro culminou na criação da Rede Brasileira de Festivais e Mostras de Cinema de Gênero e LGBTI+.
Desse modo, os festivais e mostras que participam do coletivo acabaram acrescentando em suas programações esse Encontro, sendo um momento de partilha e debate acerca de produção, políticas públicas e estratégias para realização dos eventos.
A proposta do Encontro Nacional é fomentar os diálogos acerca da produção de eventos audiovisuais com temática de sexualidade e gênero. Ele tem a duração estimada de 2h30 e será realizado em formato virtual. Essa ação recebe entre produtores e idealizadores de festivais e mostras de cinema produzidas em diversas regiões do país, como também será aberta a todo o público interessado no diálogo de produção audiovisual.
O espaço será de partilhas, depoimentos e trocas a partir de pautas pré-estabelecidas entres os mesmos, auxiliando em maior aproveitamento do espaço para cada participante.
A Transforma é responsável por impulsionar a criação dos Encontros no ano de 2020, o que intensificou a necessidade da continuidade da mesma.
Data: 20 de novembro de 2022
Horário: 14h às 15h30
Online: link em breve
Conheça aqui o histórico do encontro
Cristiano Souza - Festival DIGO
O DIGO Festival é o único projeto LGBTI+ de audiovisual de mostra competitiva e premiação no Centro Oeste, já com 7 edições realizadas, é e pioneiro em uma região de 13 milhões de pessoas carente da abordagem da diversidade. Sua realização é necessária para representação como referência na importância da construção da cidadania e da ética, sendo um festival já com reconhecimento da ação de promover a reflexão e formação para o público mundial com total democratização de acesso gratuito, promovendo conteúdo artístico-cultural; vinculado à valorização da cultura LGBTI+ em Goiás e no mundo.
www.digofestival.com.br
Belchior Torres - Festival Sertão e Diversidade
O Festival Sertão e Diversidade é uma mostra competitiva internacional de
audiovisual que ocorre no Sertão Central Cearense (Quixadá-CE), com foco em
produções voltadas para questões de diversidade, com o objetivo de promover um espaço de reflexão e visibilidade das diversidades sociais, sobretudo aquelas
atravessadas em nosso território.
Thomas Dadam- Festival Transforma
Transforma é o primeiro festival de cinema de Santa Catarina voltado para filmes de curta e longa-metragem com enfoque em diversidade sexual, de identidades de gênero e cultura LGBTQIAP+
Kora Prince - MoDive-Se
A Mostra da Diversidade Sexual de Campinas (MoDive-Se) já está consolidada no circuito regional de mostras e festivais, sendo uma das mais longevas mostras da região metropolitana. São nove edições até o momento, dedicadas à fruição de produtos culturais e muitas vezes realizadas de maneira independente pelo Instituto Ideia Coletiva.