Dia 18 de Dezembro de 2021, em paralelo à programação da III TRANSFORMA Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, acontece a edição piloto, online e gratuita do transforME - Mercado Cinema LGBT+.

 

Trata-se de um espaço inédito dedicado a discutir e potencializar narrativas audiovisuais que abordem questões de gênero e sexualidade realizadas ou protagonizadas por profissionais LGBT+. Idealizado pela produtora Ana Paula Mendes, o evento apresenta 5 painéis expositivos que vão abordar aspectos de difusão e distribuição de obras LGBT+, representatividade e pluralidade de vozes, olhares e saberes.

 

"A ideia do transforME surgiu da vontade de criar um espaço focado na discussão e potencialização de realizadores e projetos LGBT+ no Brasil. Um espaço que pudesse oferecer ambiente e ferramentas para ajudar a ampliar a diversidade de olhares do pulsante cinema brasileiro pensado e realizado por pessoas LGBT+. Compartilhei a proposta do evento com meus parceiros Thomas Dadam e Arthur Rogoski, diretores da Transforma, que abraçaram a ideia de pronto. Assim teremos a primeira edição piloto do evento acontecendo este ano paralelamente ao primeiro e único festival de cinema com enfoque em diversidade sexual e de gênero do estado de Santa Catarina. A programação online com cerca de 5 horas de duração foi pensada com muito carinho para compartilhar saberes de profissionais que admiro muito e que pensam e/ou viabilizam obras LGBT+ no país".

transforme_logo_fundo transparente-01.png

Data: 18 de dezembro de 2021

Horário: 13h30 às 18:45h 

Online: link do youtube

Ana Paula Mendes

ANA_PAULA_MENDES.jpeg

Ana Paula Mendes é produtora audiovisual e sócia da Novelo Filmes. Dentre obras de ficção e documentário, atuou como produtora e produtora executiva dos curtas "Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim" (premiado no 30º. Cinélatino Rencontres de Toulouse 2019), "Selma Depois da Chuva" (Melhor Direção no Festival Mix Brasil 2019) e "Baile" (Melhor Curta no Festival Cartagena de Índias 2020). Idealizadora e produtora do "transforME - Mercado Cinema LGBT+". Formada em Cinema e Vídeo pela UNISUL (2008). Integrante da rede Queer Producers Network e da UPEX - União Nacional de Produtores Executivos. 

instagram: @cinemana

PROGRAMAÇÃO

PAINEL 1  "DISTRIBUIÇÃO DE IMPACTO E A TRAJETÓRIA DO FILME LIMIAR" com Rodrigo Diaz Diaz da Taturana Mobilização Social

13h30 às 14h50 (1h20)

A TATURANA MOBILIZAÇÃO SOCIAL acredita na potência transformadora do cinema. Distribui filmes em circuitos de impacto social e janelas comerciais. Neste painel serão introduzidos os principais conceitos sobre a distribuição de impacto através do estudo de caso do filme LIMIAR de Coraci Ruiz. O passo a passo da construção da campanha, alguns resultados, principais desafios e soluções encontradas.

Link para assistir

transforme RODRIGO DIAZ DIAZ.png

Rodrigo Diaz Diaz - Taturana Mobilização Social

Rodrigo Diaz Diaz já passou por diversas funções técnicas atuando em mais de 20 longas e 15 séries de TV em praticamente todos os canais e plataformas. Dirigiu três séries ficcionais e foi Production Supervisor da série “Samantha!” na Netflix. Há 2 anos mudou seu foco profissional, investindo na produção de documentários e também na criação e produção de campanhas de impacto. Em 2020 associou-se ao Instituto Taturana onde atua com distribuição de filmes, desenvolve e coordena campanhas de impacto.


Instagram: @diazdiaz @taturanamobi

PAINEL 2  "PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE REALIZADORES NEGRES LGBT+ EM SANTA CATARINA: COMO ESTAMOS?" com Cameron Venture  

15h às 15h45

Neste painel, Cameron Venture compartilha um breve panorama de sua trajetória e permanência no setor audiovisual enquanto pessoa não binário e bissexual, trazendo um estudo de caso do "LabAquilombaSul - formatação de projetos audiovisuais negros", espaço de formação construído junto ao coletivo audiovisual Olho Negro, a qual é idealizador e membro.

Link para assistir

transforme Cameron venture.jpeg

Cameron Venture

Cameron Venture, estudante de cinema da UFSC e integrante do coletivo Olho Negro, trabalha de forma independente com a produção, roteirização e edição de videoclipes feitos geralmente com artistas musicais da grande Florianópolis, tendo como objetivo apoiar esses artistas e ajudar na cena musical da região. Também trabalha com direção de arte na área de caracterização e cenografia dentro do meio universitário.

Instagram: @gentlemoustache @coletivolhonegro

PAINEL 3 "REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE BISSEXUAL NO AUDIOVISUAL" com Nanda Rossi

16h à 16h45

Como se dá a representação da bissexualidade no audiovisual? Neste painel serão discutidas as relações entre a bissexualidade - frequentemente apagada e invisível - e suas representações midiáticas. Sua presença na tela garante menos apagamento e promove sua visibilidade? Vamos discutir como a representação e a representatividade podem contribuir para o reconhecimento deste grupo através de um breve percurso teórico e diversos exemplos de produtos audiovisuais.

Link para assistir 

transforme Nanda Rossi.jpeg

NANDA ROSSI

Nanda Rossi é militante bissexual e pesquisadora. Começou sua militância em 2012 e sua pesquisa em 2018. É Mestre em Comunicação Social e Bacharel em Comunicação Social - Cinema e Audiovisual pela PUC Minas. É membro do grupo de pesquisa Mídia e Narrativa (Puc Minas). Tem suas pesquisas voltadas ao tema da bissexualidade e questões de representação midiática, apagamento e reconhecimento.

Instagram: @_nandarossi

PAINEL 4 "JANELAS PARA O CINEMA LGBT+ BRASILEIRO" com Luan Filippo Oldenbrock (Painel "PARADISO MULTIPLICA")

16h à 16h45

Como trabalhar a distribuição ou difusão do filme LGBT brasileiro em janelas internacionais e nacionais? Neste painel, será apresentado um panorama sobre possíveis caminhos para filmes brasileiros que abordam temáticas LGBT+, além de uma introdução sobre a distribuição de longas-metragens do Brasil.

Link para assistir

paradiso multiplica.png

LUAN FELIPPO OLDENBROCK

transfome Luan Filippo Oldenbrock .jpeg

Formado em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e cinema pelo Instituto de Cinema em São Paulo, Luan Filippo Oldenbrock trabalha há 6 anos na área de distribuição de longas-metragens, atuando como coordenador de marketing e curador da distribuidora de filmes Imovision há mais de 5 anos. Foi integrante da primeira edição do Locarno Industry Academy em São Paulo, e esteve presente nas últimas quatro edições do Marché du Film do Festival de Cannes, fazendo curadoria de títulos para o lineup da Imovision. Luan participou do EAVE Marketing Workshop, curso centrado nas técnicas de marketing e iniciativas centradas nas estratégias em torno das audiências, em Luxemburgo, com a Bolsa Paradiso.

Instagram: @luanfilippo

PAINEL 5  "ATUAÇÃO DO RH DE PRODUÇÃO PARA PROMOÇÃO DE DIVERSIDADE NAS PRODUÇÕES DE STREAMINGS" com Renan Mendes 

18h à 18h45

Neste painel conversaremos um pouco sobre o surgimento dessa nova posição nas plataformas de streaming brasileiras, analisaremos algumas produções de streamings dentro da perspectiva da Diversidade e Inclusão e de que maneira que a área de RH de Produção consegue inserir e ampliar a presença de Diversidade LGBTQIAP+ com suas demais interseccionalidades.

Link para assistir

transforme Renan Mendes Ramos.jpeg

Renan Mendes Ramos

Renan Mendes Ramos é arquiteto urbanista formado pela Universidade Cidade de São Paulo, assistente técnico em Regularização Fundiária Urbana pela Universidade Federal de São Paulo, e pesquisador de Relações Étnico-Raciais em produções audiovisuais brasileiras. Tem suas áreas de atuação direcionadas para coordenação de arte e cenografia e atualmente tem se aventurado na atuação de RH de Produção em produções de streaming.

Instagram: @aurmendes