HISTÓRIA DO FESTIVAL 

Desde 2018 a Transforma - Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina está agindo socialmente enquanto espaço de acolhimento e expansão da sétima arte acerca das demandas de sexualidade e gênero. A parceria da produtora BAPHO Cultural e da Associação de Direitos Humanos com Enfoque em Sexualidade - ADEH trouxe para o cenário catarinense a resistência da comunidade LGBTI+ através do cinema, emancipando e tornando agentes de transformação social todas as figuras que são excluídas por amarem, viverem e transformarem dia após dia a sociedade da heteronorma. 

Como primeiro festival de cinema de Santa Catarina voltado para filmes de curta e longa-metragem com enfoque em diversidade sexual, de identidades de gênero e cultura LGBTI+, é um dos poucos em atividade atualmente na região Sul do país que está movimentando e transformando o cenário do audiovisual com a temática nacionalmente. 

Através de sua projeção nacional, recebeu em suas duas edições anteriores obras cinematográficas produzidas e realizadas em diversos estados brasileiros, apresentando ao público temáticas através de filmes que discorrem através da educação, infância, saúde, relações interpessoais e sociais.